top of page

Liziane Bayer quer exames mais cedo para prevenir câncer de mama


A deputada federal Liziane Bayer (PSB) defende que os exames de mamografia, pelo SUS, sejam feitos cada vez mais cedo para rastreamento do câncer de mama em mulheres assintomáticas, com risco habitual, e abaixo da faixa etária hoje recomendada, entre 50 a 69 anos. Ou seja, que as mulheres com menos de 50 anos possam fazer tais exames preventivos gratuitamente.


Nesta quarta-feira (27), foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família o projeto (PDL 679/19) que visa a antecipação dos exames de rastreamento de câncer de mama a partir dos 40 anos pelo Sistema Único de Saúde – SUS, e que susta os efeitos da Portaria 61, que, além de não recomendar a mamografia às mulheres mais jovens, orienta que o exame preventivo seja realizado na faixa específica apenas a cada dois anos.


Na ocasião, Liziane também destacou que a Sociedade Brasileira de Mastologia divulgou estudo, com 130 mil voluntárias, apontando que o exame em mulheres a partir dos 40 anos é capaz de reduzir em até 30% o número de mortes provocadas pelo câncer de mama.

Outro levantamento, com 2.950 mulheres diagnosticadas, de 22 centros de saúde, em nove estados brasileiros, revelou que 43% delas tinham idade inferior a 50 anos no momento do descobrimento da doença.


A pandemia da Covid-19, com o necessário distanciamento social, agravou o rastreamento e a prevenção do câncer de mama. Deixaram de ser realizadas 1,6 milhão de mamografias e houve queda de 39% no número de biópsias nos últimos meses. O Brasil, nos últimos dez anos, ainda não conseguiu atingir sequer 30% da meta de exames para o grupo de mulheres de 50 anos de idade.


"Queremos que as mulheres com menos de 50 anos possam fazer tais exames preventivos gratuitamente", enfatiza.

bottom of page