top of page

Conferência global, que é organizada pela entidade argentina Parlamento & Fé e este ano aconteceu na cidade de Porto Alegre.



O  presidente do Parlamento e Fé, Luciano Bongarra, deu boas vindas ao público, falando da importância do respeito religioso e anunciando que essa mensagem seguirá sendo levada pelo mundo.

 

Mediado por Liziane Bayer, senadora suplente, a primeira palestra do evento tratou sobre o tema da ética aplicada à política contemporânea e teve as presenças de Guershon Kwasniewski, Rabino representante da Confederação Israelita do Brasil – CONIB, e de Denis Rosenfield, professor, escritor e jornalista.

 

Os palestrantes debateram a importância de valorizar e, novamente, respeitar cada indivíduo e suas escolhas. Rosenfield destacou que “um estado laico é o que reconhece essas diferenças e particularidades”.

 

Já o Rabino Guershon reforçou que “precisamos levar uma mensagem de paz e de respeito pelo mundo”. Seguiu dizendo que “é preciso enxergar nosso irmão sem se importar com a origem dele ou sua crença. Enxergar nele um irmão. Deveríamos ser muito mais irmãos, deveríamos defender muito mais uns aos outros. Dentro dessa irmandade temos que ter respeito. Temos que praticar os valores que transformam. Temos também uma responsabilidade coletiva de poder auxiliar o individual”.

 

Por fim, Liziane Bayer destacou que “precisamos levar a mensagem da paz, defendendo sempre aquilo que acreditamos”.

 

Sobre a conferência:

A “UNR Global Conference” acontece anualmente, desde 2008 e já foram realizadas em Buenos Aires, na Argentina, Washington D.C., nos EUA, Jerusalém, em Israel, Gramado, no Rio Grande do Sul, Nova York, nos EUA, e, a última edição, em Genebra, na Suíça.

 

A edição deste ano aconteceu durante os dias 24,25 e 26 de novembro e contou com painelistas do Brasil, Argentina, Paraguai, Peru, Guatemala, Panamá e Uruguai, e o objetivo do encontro é compartilhar e debater sobre “Estratégias para a Erradicação da Pobreza”, “Inteligência Artificial e a Quarta Revolução Industrial”, “Educação para o futuro”, “Violência política contra mulheres”, entre outros.


bottom of page