top of page

Deputada Liziane Bayer participa de reunião que debate o enfrentamento à pandemia da Covid-19



Na segunda-feira (13), a deputada federal Liziane Bayer (PSB/RS) participou de reunião virtual da comissão externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar o enfrentamento à pandemia da Covid-19.


No último mês, os casos de Covid-19 aumentaram muito no Sul do País e, por isso, a comissão se reuniu com os secretários de Saúde e com técnicos do Ministério da Saúde para discutir estratégias de enfrentamento ao coronavírus na região.


A secretária estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, explicou que existe um protocolo de expansão de leitos, mas a falta de medicamentos está afetando esse processo. “Um ponto sensível hoje são os medicamentos, que alguns chamam de kit intubação. Nós já esgotamos as alternativas de remanejo entre a rede hospitalar. O estado do RS não tem na sua lista a compra desses insumos, uma vez que os hospitais nos estados são privados, filantrópicos, santas casas e hospitais contratados pelas gestões municipais e estadual. Ou seja, não consta do nosso rol esses medicamentos que são de uso em pacientes graves em terapia intensiva”, afirmou. No Rio Grande do Sul, apenas no último mês, o número de pacientes internados em UTIs com Covid-19 aumentou de 239 para 538.


Compra de medicamentos O secretário de Atenção Especializada em Saúde do governo federal, Luiz Otávio Franco Duarte, afirmou que o Ministério da Saúde deve finalizar até a próxima terça-feira (21) a licitação para a compra desses medicamentos na indústria farmacêutica, garantindo assim que os estados tenham estoques para regularem a situação nos hospitais.

“Segunda-feira deve ser a data do pregão, que deve terminar no mesmo dia", afirmou. "E na próxima terça-feira, em nível nacional, todos poderão comprar da indústria nacional, que vai participar do pregão, além das importadoras que poderão participar do pregão normalmente”, explicou.


Exames O presidente da comissão externa da Câmara, deputado Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP/RJ), lembrou que o melhor investimento em relação à Covid 19 é justamente garantir um diagnóstico precoce para que os pacientes não precisem chegar à UTI.

“E aí eu chamo a atenção para a utilização do exame de tomografia computadorizada e da saturação sanguínea. Precisa ser montado em caráter de urgência um controle de saturação sanguínea e solicitar oximetria de dedo, que a gente chama de oximetria de pulso, para fazer controle de saturação precoce para a internação precoce em enfermarias, com oxigenoterapia, para evitar a intubação em leito de CTI”, disse o deputado.


A reunião também contou com as seguintes presenças:

  • Ministério da Saúde: Secretário Executivo Élcio Franco, Secretário da SVS Arnaldo Correia de Medeiros e Secretário da SAES Luiz Otávio Franco Duarte

  • CNN

  • CONASEMS

  • Secretária da Saúde Arita Bergmann, Secretária-Adjunta da Saúde Aglaé Regina e Diretora do DAHA Lisiane Wasem

  • Secretário Executivo COSEMS/RS William Alves

  • Vice-presidente COSEMS/RS Naasom Luciano

  • Deputados Federais: Carmen Zanotto (Relatora da Comissão), Dr. Luizinho (Presidente da Comissão), Pedro Westphalen, Jerônimo Goergen e Marcel van Hatten



Fonte: Agência Câmara de Notícias


bottom of page