top of page

Liziane é secretária-geral da Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação


A cada 45 minutos uma pessoa comete suicídio no Brasil, sendo a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Os números são alarmantes. Com o intuito de enfrentar este grave problema, a Câmara dos Deputados lançou, nesta terça-feira (2), a Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação. A socialista Liziane Bayer (RS) é secretária-geral do grupo.

O Brasil ocupa a 8ª posição do mundo com maior número de suicídios. A Frente espera contribuir para a redução dos números de suicídios no País. Liziane defende que o Congresso, enquanto poder público, com representantes da sociedade, enfrentem esta pauta. "Estamos abrindo esse fórum de debate e construção de idéias para pensar em políticas de prevenção à vida", disse.

De acordo com a deputada, o tema ainda é um tabu na sociedade e até a imprensa tem insegurança e cautela para tratar o suicídio.

"O aumento do número de pessoas que tiram a própria vida nos mostra que vivemos uma epidemia. Precisamos unir o público e privado, estados e municípios, para pensar em estratégias de prevenção", acrescentou Liziane.

Na próxima segunda (8), a socialista realizará em seu estado um Seminário, no âmbito da Comissão de Seguridade Social e Família, para discutir a complexidade deste fenômeno que preocupa toda sociedade. Liziane afirmou que além das crianças e jovens de 10 a 15 anos, o número de suicídios também é alarmante entre os idosos. “Temos que pensar em um protocolo nacional de prevenção ao suicídio. Vamos alcançar as famílias, a comunidade.” A parlamentar informou que realizará outro seminário, com a mesma temática, na Câmara em setembro.



Texto: Portal PSB/Câmara


bottom of page