top of page

Liziane Bayer dialoga com o STF e julgamento sobre ideologia de gênero nas escolas é adiada

Atualizado: 23 de abr. de 2021

Atuação da deputada junto com a Frente Parlamentar Evangélica foi fundamental para o desfecho

Uma grande vitória em defesa dos valores da família e da vida. Este foi o resultado da reunião que aconteceu na quarta-feira (4/11), com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e que contou com a participação da deputada federal Liziane Bayer. A reunião fez com que a ADI 5668 – que trata da ideologia de gênero nas escolas de todo o país – fosse retirada de pauta. O julgamento estava previsto para ocorrer no dia 11.


Acompanhada da Frente Parlamentar Evangélica no Congresso Nacional, junto com as bancadas Católica e da Juventude, a parlamentar foi recebida pelo ministro Luiz Fux. Na oportunidade, o grupo reforçou que incluir o ensino da ideologia de gênero no currículo de forma obrigatória na rede pública e privada é um assunto que precisa de tempo de discussão.


O tema já teve oposição de grande parte da população brasileira em 2014, 2015 e 2017, quando o Parlamento decidiu pela não inclusão deste tema no Plano Nacional de Educação. E a intervenção fez com que o ministro Fux, sensível à gravidade do assunto, afirmasse que a votação da ADI só será pautada no próximo ano.

“Este é um tema que exige mais tempo para reflexão, um assunto de extrema relevância e que não pode simplesmente ser decidido desta forma, ainda mais neste momento. É um posicionamento equivocado sobre algo que já foi trabalhado e legislado. Agora, teremos tempo para trabalhar, conversar com os demais ministros em defesa das nossas crianças”, destacou Liziane, que também integra a Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família.

Os parlamentares reforçaram ao magistrado que o argumento do PSOL de que a ação é apenas uma simples iniciativa de combate à discriminação, na verdade, esconde e a intenção de desconstruir a heterossexualidade, ou a heteronormatividade – como defendem seus idealizadores – dos alunos, o que é uma afronta aos valores da sociedade.


bottom of page