top of page

Liziane participa da instalação da Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio na ALRS



Nesta segunda-feira (10/06), a deputada federal Liziane Bayer (PSB) participou da instalação da Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio, a qual será presidida por sua irmã, a deputada estadual Franciane Bayer. A Frente dará continuidade ao trabalho iniciado na legislatura passada por Liziane. As parlamentares, que tem como pilares de mandato a valorização da vida, abraçaram a causa em prol da construção de um trabalho profícuo voltado ao tema.

Na Câmara dos Deputados, Liziane assumiu a secretaria-geral da Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação; além de ser relatora setorial da subcomissão de Adoção, Família e Pedofilia, vinculada à Comissão de Seguridade Social e Família. Durante o evento, a deputada federal destacou que a taxa de suicídio na faixa etária de 10 a 14 anos aumentou 40% em dez anos no país.

“É evidente que não podemos reduzir a questão somente à família, pois há aspectos clínicos relevantes que devem ser considerados. É também uma questão de saúde pública e exige, como tal, políticas públicas dirigidas e eficientes”, observou Liziane.

Ainda segundo a parlamentar, o primeiro passo para mudar esse cenário é reconhecer o problema, falar e tratar. “Não podemos mais desviar o olhar devido ao desconforto gerado pelo tema. Precisamos agir na busca da valorização da vida, do fortalecimento das nossas famílias e no compartilhamento de experiências exitosas”, enfatizando a importância de pais, escolas, igrejas, entidades assistenciais, sociedades médicas e o poder público se irmanarem para vencer o tabu acerca do tema, encarando juntos o desafio.


Precisamos falar, precisamos agir!

Visando ampliar o trabalho e o debate relacionado ao tema, Liziane está organizando um seminário para ouvir especialistas sobre políticas públicas necessárias à prevenção do suicídio e da automutilação. O evento será realizado no próximo 8 de julho, no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.


Fotos: Elaine Martins

bottom of page