top of page

Liziane Bayer defende mobilidade urbana pensada na qualidade de vida do cidadão


Aspectos humanos da mobilidade urbana foram debatidos, nesta terça-feira (27), na Comissão Especial destinada a analisar o projeto de lei que trata de diretrizes para a execução da política metropolitana de mobilidade (PL nº 4.881/12). A audiência pública foi proposta pela deputada Liziane Bayer (PSB-RS). Para a socialista, de maneira geral, o debate sobre o tema se limita a questões relacionadas ao tráfego de veículos e ao transporte público. “Precisamos nos aprofundar também nas questões da qualidade de vida do cidadão”, disse.

Especialistas na área foram ouvidos pelo colegiado. Todos concordaram que falta no Brasil uma cidade que seja modelo de mobilidade urbana voltada para a humanização. De acordo com o diretor adjunto do Detran-RS, Marcelo Soletti, o País tem hoje diversos problemas que impactam no setor, como gestões desarticuladas e informação deficitária. “A falta de mobilidade afeta a saúde, a economia e o meio ambiente”, acrescentou. Uma medida sugerida pelo diretor do Detran é que se faça valer a penalização para cidades que não possuem política nacional de mobilidade.

O coordenador-geral da ONG Rodas da Paz, Raphael Dorneles, elencou como principais questões a serem enfrentadas a violência no trânsito, o convívio pacífico entre os modais e a necessidade de investimento em cultura de trânsito. “O investimento em transporte público resultará na diminuição da poluição, do engarrafamento e facilitará o acesso dos ciclistas.” Dorneles reforçou que, para tornar a cidade mais humana, tem que se pensar em diminuir as desigualdades sociais, investir em segurança pública e estrutura local.

Pensar em como o cidadão transita na cidade, pensar em mobilidade humana é o grande desafio, segundo a socialista Liziane. “Temos que pensar em uma política pública que vá ao encontro às necessidades do cidadão e pensar nele como parte integrante deste processo”, afirmou.

O PL de Mobilidade Urbana que tramita na Comissão Especial cria o Sistema de Informações e Planejamento dos Transportes Metropolitanos. Depois de analisada no colegiado, a proposta seguirá para o Plenário da Câmara.




Texto: Site PSB na Câmara

Foto: Sérgio Francês

bottom of page