top of page

Ações Setembro Amarelo: valorização da vida

  • Foto do escritor: Liziane Bayer Oficial
    Liziane Bayer Oficial
  • 1 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Alarmada com o alto índice de suicídio entre jovens e crianças, Liziane Bayer, decidiu fazer da prevenção um dos eixos do seu primeiro mandato como deputada federal (PSB/RS). Na Câmara dos Deputados, assumiu a secretaria-geral da Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação, além de ser a relatora setorial da subcomissão de Adoção, Família e Pedofilia, vinculadas à Comissão de Seguridade Social e Família.

Liziane destaca que a taxa de suicídio na faixa etária de 10 a 14 anos aumentou 40% em dez anos no país. “É evidente que não podemos reduzir a questão somente à família, pois há aspectos clínicos relevantes que devem ser considerados. É também uma questão de saúde pública e exige, como tal, políticas públicas dirigidas e eficientes”, observa Liziane.

Segundo Liziane, o primeiro passo para mudar esse cenário é reconhecer o problema, falar e tratar. “Não podemos mais desviar o olhar devido ao desconforto gerado pelo tema. Precisamos agir na busca da valorização da vida, do fortalecimento das nossas famílias e no compartilhamento de experiências exitosas”, enfatizando a importância de pais, escolas, igrejas, entidades assistenciais, sociedades médicas e o poder público se irmanarem para vencer o tabu acerca do tema, encarando juntos o desafio.


Entre as ações do mandato relacionadas a pauta, a parlamentar promoveu o seminário "Precisamos Falar, Precisamos Agir", além de palestras em escolas do Rio Grande do Sul abordando o tema entre alunos e professores. Liziane também realizou uma live com a voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), reforçando a necessidade de ampliar a difusão das informações sobre as formas de apoio.



CVV

O Centro de Valorização da Vida presta atendimento voluntário em território nacional, através do número 188, prestando apoio emocional e prevenção do suicídio. O atendimento gratuito é oferecido a todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo — por telefone, e-mail e chat. O CVV também capacita quem tiver interesse em fazer parte do grupo e ampliar essa rede que salva vidas.


Para mais informações, acesse: cvv.org.br

コメント


Design sem nome (1).png

© 2019 por comunicação Gabinete Liziane Bayer

bottom of page