Saúde do homem: Novembro Azul

Blitz azul alerta para importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

Os gabinetes das deputadas Liziane Bayer (federal) e Franciane Bayer (estadual) já realizaram, no centro de Porto Alegre, a Blitz Azul, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o câncer de próstata. A iniciativa se soma as ações do movimento mundial Novembro Azul, que acontece durante este mês para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce deste tipo de câncer que é o segundo que mais acomete os homens no país.


A ação contou com a distribuição de material informativo produzido pelos gabinetes das deputadas. "Na fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa. Por isso, é importante estar em dia com os exames preventivos", destaca Liziane, autora da lei estadual que institui o Novembro Azul no Rio Grande do Sul (lei 14.759/2015).


A detecção precoce do câncer é fundamental para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento. A detecção pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.

004-whatsapp.png

CLIQUE NO ÍCONE

PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES PELO WHATSAPP

© 2019 por comunicação Gabinete Liziane Bayer