Liziane participa de debate sobre atualização da tabela do SUS

Atualizado: 6 de Jun de 2019



Titular da Comissão de Seguridade Social e Família, a deputada federal Liziane Bayer (PSB/RS) participou de audiência na Câmara dos Deputados, que discutiu a atualização e a modernização da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo do encontro é identificar os gargalos e estabelecer as prioridades dentro do rol de procedimentos médico-hospitalares financiados pelo SUS.

Na ocasião, lideranças médicas criticaram a defasagem da chamada Tabela SUS, padrão de referência para pagamento dos serviços prestados por estabelecimentos conveniados e filantrópicos que atendem a rede pública de saúde.

“A tabela SUS precisa ser adequada ao custo do tratamento. Clínicas de hemodiálise estão fechando no RS, e no país, por defasagem no valor”, destaca Liziane.

A parlamentar enfatizou que a desatualização do SUS vem gerando graves e irreparáveis problemas a todo o sistema, pois por conta dos valores precários pagos a serviços e procedimentos, cada vez mais aumenta a dificuldade para se encontrar instituições, profissionais e técnicos capacitados que aceitem prestar os referidos serviços aos usuários do sistema.

O encontro foi uma das etapas do Grupo de Trabalho criado no âmbito da CSSF para estudar a atualização e a modernização da tabela. A audiência reuniu o vice-presidente do Conasems, Charles Tocantins, o presidente do Conass, Leonardo Vilela, Maria Inez Gadelha, do Ministério da Saúde, representantes de instituições envolvidas com o SUS e deputados.