Liziane Bayer participa do ato de instalação da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos


Representando a Câmara Federal, a deputada Liziane Bayer (PSB) participou nesta quarta-feira (31), do ato virtual de instalação da Frente Parlamentar de Estímulo a Doação de Órgãos da Assembleia Legislativa gaúcha, que será presidida pela deputada estadual Franciane Bayer.


Liziane destacou a importância da continuidade desse trabalho na Casa, o qual estava sendo conduzido pelo deputado Fábio Branco. "A Frente tem como prioridade reforçar a mobilização a favor da doação, informar a população e sensibilizar as famílias sobre o tema", enfatizou a parlamentar trazendo dados da Secretaria da Saúde, em que 43% dos casos a negativa familiar ocorre devido a essa desinformação familiar. "Infelizmente, sabemos que muitas recusas à doação de órgão acontecem porque o potencial doador, ainda em vida, não havia deixado claro qual era o seu desejo".


A parlamentar também frisou que está é apenas uma das dificuldades quanto à doação de órgãos, destacando que para manter os programas de transplante ativos em vigência de pandemia viral tem sido extremamente desafiador. "Conforme o Ministério da Saúde, no Brasil inteiro e no Rio Grande do Sul tem sido observada uma queda nas doações e nos transplantes", defendendo que a continuidade do trabalho da Frente oportunizará a discussão de temas específicos sobre a doação de órgãos, além da busca por ações e pela ampliação da informação sobre o significado de doar um órgão.




Fotos:Joel Vargas