Liziane Bayer coordena grupo de combate ao suicídio entre jovens brasileiros


Com um mandato pautado na defesa da vida e da família, a deputada federal Liziane Bayer conhece bem a importância de ações para prevenir casos de suicídio. Integrante da Frente Parlamentar em Combate e Prevenção ao Suicídio e Automutilação na Câmara dos Deputados, a deputada gaúcha assume mais um protagonismo em relação a essa pauta. Recentemente, foi instituída a criação de um grupo de trabalho que vai estudar formas de combater o aumento de casos de suicídio, a automutilação e problemas psicológicos em jovens brasileiros. Além da deputada, integram a iniciativa outros 14 deputados de diversos partidos. A primeira reunião do grupo aconteceu no dia 14 de setembro.


O trabalho consistirá em fazer um apanhado das legislações que tramitam na Câmara sobre essa pauta e sugerir outras — além de propor políticas públicas, debatendo o tema a partir dos principais problemas psicológicos identificados entre a juventude brasileira que levam ao suicídio e à automutilação.


“Isso passa pelas redes sociais, questões familiares, na carreira profissional e os próprios desafios da vida sociedade. Também contaremos com sugestões da comunidade acadêmica e de famílias, que serão convidadas a integrar as discussões”, destaca Liziane Bayer.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, para cada suicídio, há muito mais pessoas que tentam se matar a cada ano – sendo fator de risco na população em geral. Uma em cada 100 mortes ocorre por esse mesmo motivo. Esses dados só reforçam que falar sobre esse tema não pode ser um tabu.

“A instituição desse grupo de trabalho reforça a importância de falarmos sobre o assunto. Esse é um problema de saúde pública”, conclui a parlamentar, que também integra a Comissão de Seguridade Social e Família.

Liziane foi uma das palestrantes do III Simpósio Nacional de prevenção ao suicídio e automutilação, realizado este mês. A programação faz parte das do Setembro Amarelo, que ocorreu na véspera do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado no dia 10/09.


Mais informações AQUI!