Estar à disposição para ouvir o outro pode ajudar a prevenir casos de suicídio

Mensagem foi reforçada na live Setembro Amarelo: valorização da vida

O suicídio é uma das três principais causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Diante de números tão alarmantes e com a preocupação ainda maior gerada pelo isolamento social, uma live realizada pela deputada federal Liziane Bayer (PSB/RS), na segunda-feira (14), trouxe pontos importantes sobre o tema. A transmissão contou com a participação de Liziane Eberle, voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV).


Secretária-geral Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação na Câmara dos Deputados, Liziane Bayer reforçou a necessidade de ampliar a difusão das informações sobre as formas de apoio. “Além da família e dos amigos, existe auxílio profissional. Muitas vezes, as pessoas só precisam ser ouvidas. Quanto mais a gente falar, mais vão saber que não estão sozinhas e terão apoio sobre como se comportar frente à situação”, disse a deputada, que recentemente integrou o II Simpósio Nacional Virtual de Prevenção ao Suicídio e Automutilação.


O Centro de Valorização da Vida presta atendimento voluntário em território nacional, através do número 188, prestando apoio emocional e prevenção do suicídio. O atendimento gratuito é oferecido a todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo — por telefone, e-mail e chat. O CVV também capacita quem tiver interesse em fazer parte do grupo e ampliar essa rede que salva vidas.


“Com a pandemia, muitos acabaram ficando em casa, sozinhos, e estão sofrendo porque não se relacionam. No caso dos idosos, que não sabem fazer o uso das tecnologias e vendo muitas notícias ruins, a situação é ainda mais preocupante. As pessoas precisam ser ouvidas, e nós prestamos esse serviço que faz toda diferença na vida das pessoas”, destacou Liziane Eberle, que atua na instituição criada há cinco décadas em Porto Alegre.


Para mais informações, acesse: cvv.org.br

004-whatsapp.png

CLIQUE NO ÍCONE

PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES PELO WHATSAPP

© 2019 por comunicação Gabinete Liziane Bayer