Escolas Técnicas Agrícolas da rede estadual recebem R$ 30 milhões em equipamentos


Por meio de mais uma ação conjunta da bancada federal gaúcha foram destinados R$ 30 milhões em recursos para compra de insumos e novos equipamentos para 25 Escolas Técnicas Agrícolas e duas de agronegócio da rede estadual, totalizando 27 instituições de ensino e cerca de 5 mil estudantes beneficiados.


"Os recursos irão subsidiar melhorias na infraestrutura das escolas, gerando mais qualidade do processo de ensino e aprendizagem", destacou a deputada federal Liziane Bayer, que foi representada na solenidade de entrega dos equipamentos pela deputada estadual Franciane Bayer, em cerimônia com a presença do governador Eduardo Leite, nesta segunda-feira (24), na Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

Entre os equipamentos distribuídos para qualificação do ensino, estão plantadeiras pantográficas de arrasto, camionetes, espalhadores de esterco e laboratórios de informática, além de impressoras e notebooks. Também há materiais de apicultura, enxadas, tratores, semeadeiras, roçadeiras, tronco de contenção com balança, pulverizadores agrícolas, caminhão com baú, chocadeira automática, aquecedores, liquidificador industrial, semeadeira e aparelhos de ar-condicionado.


Por meio do mandato federal foram contemplados os municípios de Lagoa Vermelha, Carazinho e Viamão. Trabalharam também para a viabilização da ação as seguintes entidades e seus integrantes: Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (AGPTEA) e seu presidente, Fritz Roloff; o Conselho de Diretores das Escolas Agrícolas Estaduais com o seu presidente, Luiz Carlos Cossmam; o Sindicato dos Técnicos Agrícolas do RS (Sintargs) e seu presidente, Luiz Roberto Dalpiaz Rech; e o ex-superintendente da Suepro Luís André Sasso.




Fotos: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini