A força da participação


Em discurso na tribuna do plenário da Câmara dos Deputados, Liziane Bayer compartilhou um pouco da experiência do VOCÊ DECIDE. "Realizamos encontros em 24 cidades do Rio Grande do Sul, envolvendo, em média, uma centena de pessoas em cada uma delas. Cerca de duas mil pessoas foram consultadas no total. Como manda a boa representação, mais ouvimos do que falamos, em um exercício pleno de cidadania e democracia", destacou Liziane.

Na ocasião, a parlamentar enfatizou que o método foi criado com o objetivo de selecionar as prioridades e desenhar um modelo de votação. "Foi uma experiência incrível e inovadora – de participação e de proximidade. Na era da tecnologia e do distanciamento, nós optamos pela presença, pelo olho no olho, pela troca em vez da entrega, pelo debate em vez da decisão individual."

Durante o pronunciamento, Liziane destacou três municípios onde realizaram a atividade – Erechim, Ijuí e Pelotas –, os quais os projetos com a maioria dos votos solicitaram a construção de espaços para crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista. Segundo a parlamentar "um alerta que poderia passar batido se não fossem os encontros presenciais".

A partir da provocação, o mandato ampliou a abordagem do autismo, e o tema passou a ter espaço permanente na atuação da parlamentar. "É um tesouro dentre tantos que encontramos andando por este Brasil profundo – o das pessoas simples, que querem e precisam ser efetivamente representadas", argumentou Liziane.

"Não somos nós mesmos; somos a população que representamos. Não são meus interesses; são as necessidades reais de quem precisa do Estado. Não é a minha voz por ela mesma; são as causas e a visão de mundo que a minha voz defende. Isso se chama representação", finalizou.

Confira na íntegra o vídeo AQUI!


004-whatsapp.png

CLIQUE NO ÍCONE

PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES PELO WHATSAPP

© 2019 por comunicação Gabinete Liziane Bayer